2010


Em menos de um mês mudamos de ano, entramos em 2010 e eu tenho uma lista enorme de coisas a mudar mas que, infelizmente, não vou conseguir concretizar tudo...

O principal vou conseguir!! Mudar de casa!
Ainda não falei sobre isto mas neste momento estou a dividir casa com outra pessoa e estou a detestar... A outra pessoa é totalmente o contrário de mim, enquanto que eu gosto de ter tudo limpo, parece que a outra pessoa faz de propósito para sujar. O saco do lixo transborda e fica ali 1 semana a atrair mosquitos, o sítio da loiça suja é na banca e lá deve ficar umas 3 semanas para a gordura secar e ser mais difícil para remover depois, o rolo do papel higiénico quando acaba é para ficar lá na mesma porque pegar nele e meter no lixo dá muito trabalho, assim como o tapete da banheira cheio de cabelos, não se vai gastar água nem tempo a limpar isso... E podia aqui continuar pela noite dentro a descrever tudo o que ele faz que me irrita solenemente.

Já falei com ele mas é a mesma coisa que falar para uma porta... FELIZMENTE deu-me a notícia de que em Março vai sair de casa porque vai para outra cidade... Não sou religioso mas: GRAÇAS A DEUS!!!! Nessa altura terei que procurar casa mas não sei onde...

A minha faculdade fica na Cidade Universitária e o meu trabalho lá perto, o ideal seria arranjar casa na linha amarela do metro... Mas que zonas deverei escolher para morar? Não gosto de edifícios velhos, mas sei que os novos são caros ainda pra mais em Lisboa... Mas quero algo moderno, numa zona sossegada, sem gunas (ou chungas como dizem cá) e sem barulho, mas algo perto do metro e com acesso a supermercados e farmácia. T0 ou T1. Morar sozinho será o ideal para mim, estarei mais à vontade porque sendo eu uma pessoa caseira, é horrível não me sentir bem em casa. Alguma sugestão??

Para além da casa, tenho os hábitos... Tenho de começar a criar uma rotina, já planifiquei mas terei que aguardar pelo horário do 2º semestre para poder adaptar. Desde que parei de praticar ginástica (se bem que ainda não me desliguei do grupo e ainda continuo a criar rotinas e a preparar músicas para as competições), o meu corpo está muito preguiçoso e tenho que dormir mais de 8h por dia para me aguentar, enquanto que quando fazia ginástica, umas 5h/6h eram mais do que suficientes para revigorar. Será um dos objectivos a atingir: treino diário e corrida matinal, coisa que já não faço a um par de anos.

Faculdade, dedicar-me-ei mais. Eu sei que neste momento não me esforço o quanto devia mas será algo a mudar no próximo ano, começando já este mês. Porém as dificuldades financeiras também contribuem para o insucesso académico visto os livros do meu curso serem estupidamente caros. Tento acompanhar pelas aulas e algum material que vou arranjando, mas ter os livros é outra história. Veremos o que o próximo ano me reserva!

Adicionalmente, também quero mudar algumas coisas no meu guarda-roupa, chegar a uma loja e comprar o que quiser sem me preocupar se tenho dinheiro suficiente ou não! Neste momento deparo-me com o facto de ter de poupar dinheiro para outras coisas que têm mais prioridades e comprar roupa de tempos a tempos.

Entre outras coisas mais, tem um item desta lista que faria toda a diferença: 'comprar' um namorado! Não, não estou desesperado. Apenas sou sentimentalista e estar longe dos meus amigos faz com que sinta necessidade de ter alguém por perto.

Daqui a duas semanas vou para o Porto, espero bem conseguir estudar porque Janeiro vai ser um mês FDP!

Quanto a 2010, terei que organizar e mudar a minha vida drasticamente.
É complicado ter que contar cada cêntimo, mas é uma excelente lição de vida. Apesar de tudo, estou a gostar, sempre fui uma pessoa com muita maturidade, considerava-me adulto já a alguns anos mas isto veio consolidar essa definição de mim. Sustentar-me a mim mesmo, ser independente, faz-me pensar em outras coisas que até agora não me preocupava muito. E também requer mais de mim. Abdicar do tempo de estudo para tratar da casa e da roupa. É uma corrida louca contra o tempo. Mas vale a pena. "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".

Estou na fase de ignorar o que as pessoas dizem ou que as pessoas pensam, estou a caminho de me isolar (novamente) mas eu não quero isso, mas sinto que devo tirar um tempo só para mim, pensar, reflectir, procurar-me e encontrar-me, para que quando regressar não pise em falso.

Em 2010 serei outra pessoa. Uma pessoa melhor... espero.

6 comentários:

  1. Gosto das tuas resoluções... resta saber se poderão ser todas cumpridas. Espero mesmo que sim...

    Sabes que te apoio minha besta <3

    Se pudesse fazer mais por ti, faria...

    ResponderEliminar
  2. Mas tu, segundo consta no teu perfil só tens 19 anos! Já não moras com os teus pais? Já tens condições económicas e financeiras para te sustentares? Acabaste o 12º ano e foste logo trabalhar? Desculpa lá estas interrogações, mas eu fiquei intrigado um bocado, pois há pessoas de 25 ou 26 anos que ainda estão a estudar no último ano da Faculdade... Nem todos optam pela Faculdade, mas aos 19 anos ainda não se tem um pé de meia suficiente para se sustentar e não viver em casa dos pais, falo por mim q tenho 24 e só começei a trabalhar à um ano ganhando pouco mais de 700 euros por mês

    ResponderEliminar
  3. @Andre: Acabei o 12º aos 17, aos 18 comecei a trabalhar e aos 19 entrei na faculdade e saí de casa. Ganho entre 750€ a 800€ por mês com 25h semanais de trabalho. Consigo conciliar com a faculdade e o que recebo é mais do que suficiente para me sustentar. Não sei se chegaste a ler mais posts, mas mudei de cidade, daí ter saído de casa dos meus pais.

    Narciso.

    ResponderEliminar
  4. Ah, então quer dizer que saiste de casa dos pais por causa da Faculdade?

    É que a questão é que realmente com esse dinheiro é o suficiente pra uma pessoa se sustentar... mas só se sustentar, mas pagar renda de casa, electricidade, luz ou mesmo alugar casa já acho díficil pois ai sobra pouco, é só isso. Pois é evidente que 750 a 800 dá para uma pessoa se sustentar, mas mais do que sustentar-se a si já é mais dificil...

    Mas pronto, plo que vi, só saiste de casa dos teus pais por causa da Faculdade q fica noutra cidade, não é isso?

    ResponderEliminar
  5. @André: A faculdade foi um dos factores que me levou a sair de casa. Digamos que foi a "desculpa"... Quanto ao sustentar-me, dá perfeitamente. Para além desses encargos todos que referiste, tenho também depois outros e mesmo assim consigo sustentar-me sem problema (e por vezes ainda mando dinheiro lá pra casa!).

    Sou uma pessoa bastante organizada. Só "esbanjo" quando sei que posso e tenho margem para tal.

    O meu pai recebe ainda menos do que eu em full-time e sempre deu pra sustentar uma família de 3 pessoas. Mas claro, no Porto a qualidade de vida é diferente. É apenas uma questão de saber organizar as despesas.

    Narciso.

    ResponderEliminar