Aparentemente foi uma situação pontual mas é provável que volte a acontecer caso eu não comece a ter mais cuidado comigo...
Tive um momento de dispnéia, que não é nada mais do que não conseguir respirar. Ao que parece, teve origem psicológica... Passo a explicar: sou uma pessoa que se enerva com os nervos (rofl) e estes por sua vez gostam de trocar informação entre eles, sendo que um neurónio estava aborrecido, sem mais nada para fazer e decidiu emitir um fecho da traquéia que rapidamente espalhou-se por todo o sistema nervoso. A traquéia fechou-se, não conseguia respirar nem falar, rapidamente parecia que tinha saído de um jogo de futebol do FCP (estava azul porque não havendo oxigénio não há trocas gasosas...) e estava a ver que ia desta para melhor.
Felizmente não precisei de uma traqueostomia porque consegui acalmar, abrindo um pouco a traquéia e assim consegui respirar aos bocadinhos e expirando com alguma dor, foi um susto de morte!
Segundo o diagnóstico, terá sido um broncoespasmo que é uma contracção dos músculos lisos das vias aéreas, neste caso a laringe. Pelo menos foi isto que eu percebi... Está relacionado com o stress que tenho tido ultimamente e que se vai acumulando, porém tiraram-me sangue novamente para análise pois poderá ter origem numa anemia, porque tinha baixos valores de ferro e um bocadinho menos do que o normal de hemácias, e para garantir que não era anemia, voltaram a fazer análises e ainda não sei o resultado.
A culpa também é minha porque tenho tido dificuldades em respirar ultimamente, custa-me respirar fundo e canso-me rapidamente e não procurei ajuda.
Sempre fiz desporto e agora que parei é que me está a acontecer isto, conforme expliquei ao médico, tendo ele concordado, tem a ver com o stress, com a pressão a que estou sujeito diariamente, a chamada ansiedade generalizada. Sou uma pessoa com tendência a ser independente e a fazer tudo sozinho, tenho problemas que quero e preciso resolver e não consigo, mas não peço ajuda porque tenho de conseguir resolve-los, porém a minha teimosia é complicada e isolo-me, guardando tudo para mim...
O trabalho está a correr pessimamente mal, estou atolado de trabalhos e matéria acumulada na faculdade e o "morar sozinho" não é ouro sobre azul como muitos pensam... Neste cenário, não me vejo a melhorar a minha condição de saúde!
Só passei cá para desanuviar um bocado e contar o que se passou, tenho de voltar ao estudo.
Tentarei ser mais frequente mas já sabem, se não vier durante um longo período é porque bati a bota!
Não digas isso nem a bricar! :s
ResponderEliminarVá, as melhoras rápidas :)
Bem, quem ia tendo um espasmo agora a ler isto, era eu. Possa...
ResponderEliminarNão estás numa fase boa, mas se tiveres mais calma e não pensares tanto nos problemas do dia-a-dia(apesar de eu pensar que nem tempo tens para te coçar) talvez atenue esse stress todo. Sei que não é fácil. Falar é muito mais fácil do que agir... mas pequenas mudanças, podem fazer grandes diferenças! Podias começar a falar mais dos teus problemas a alguem em quem confies e que gostes, por vezes desabafar ajuda imenso. E são pequenos passos..
Desejo-te o melhor e só espero que esse stress todo desapareça rapaz.
Boa sorte*
Bem, que situação... Acho que deves levar as coisas com mais calma. E tem cuidado contigo.
ResponderEliminarAs melhoras.
Que horror pah! Não vais nada bater a bota... (agora lembrei-me daquela música parva "vamos todos falecer" dos gatos -.-).
ResponderEliminarTens que ser mais zen! Por ti :)
As melhoras, Narciso, ainda bem que não bateste as botas porque gosto de vir aqui ao teu cantinho :P
ResponderEliminarCredo! Vê lá é se ficas mesmo bom e não te enerves tanto. É que não é só essa cena da dispeneia... Mas dá-te cabo da pele!
ResponderEliminarAi credo, se eu fosse a ti nem dormia! :x
ResponderEliminar