Pontapés

Na minha busca a apartamentos baratinhos, encontrei a seguinte estupidez:

"... apartamento solerengo e muito confortável, com duas casas de banho e uma sala de estar..."


Solerengo?! What?!!!
1) Não é 'solerengo' mas sim 'solarengo'
2) O adjectivo solarengo não pode ser usado como sinónimo de "tem muito sol" ou "tem muita luz natural", porque solarengo significa "relativo ou pertencente a um solar". E o que é um solar? Quem via a série Charmed (As Feiticeiras), provavelmente sabe que a casa das irmãs Haliwell era um solar. (= casa ou herdade nobre)
3) Se quer dizer que a casa tem muita luz natural, os adjectivos a usar seriam ensolarado ou soalheiro. Isso sim, significa "iluminado pelo Sol; luminoso"

Já o confortável é um juízo de valor. Se eu tirar a mobília toda e deixar um cobertor no chão para dormir, será que continua confortável?!

E depois ainda tenho que levar com comentários de Anónimos!
Enfim!

5 comentários:

  1. Meu caro Narciso: Enquanto escrevias este Post completamente irrelevante e fazias todas essas considerações que, de quase todas as formas possíveis e imaginárias considero inuteis e desinteressantes (a não ser que esteja numa aula de Português), não te passou pela cabeça, por uma fracção de segundo apenas que, a causa para esse teu "grande problema" foi apenas um pequeno erro gramatical cometido aquando da publicação do anúncio? Claro que para ti, "isso" foi o fim do mundo "Meu Deus!"...
    Ah, e quanto ao facto de assinar como anónimo, isso se deve ao facto de eu não ter conta no google.

    Assinado: Pedro Faria

    ResponderEliminar
  2. Tens uma opção que diz "Nome", não sei se reparaste...

    É inútil e desinteressante para ti, sinceramente não sei porque é que ainda continuas a ler o que escrevo, já que o que digo é inútil e desinteressante :)

    E se reparaste, o nome do blogue chama-se "Diário de Narciso". Caso não saibas, um diário serve para registarmos o nosso dia-a-dia, e é o que eu me limitei a fazer. Não o descrevi na totalidade, apenas fiz um comentário de algo que me suscitou interesse, sendo que não te interessa para nada o que eu escrevi, porém para outras pessoas pode interessar, ou talvez não, isso não está em causa, eu escrevo o que quiser e me apetecer, só lê quem quer.

    Fizeste juízos de valor ao comentares que fiquei todo escandalizado devido a um erro gramatical e ortográfico. Para mim, é totalmente indiferente estar solerengo ou ensolarado. Apenas comentei o facto. Passou-me pela cabeça e eu registei esse pensamento -- isto é um diário, relembro.

    O meu dia correu mal por causa deste erro? Não. Apenas é vergonhoso chegar aqui e ter comentários como os teus, inacreditável como existem pessoas com tão mau feitio.

    Enfim, não me aquece nem me arrefece, aliás, só faz com que o blogue tenha mais comentários, mais visitas e suba no ranking da Blogger :)

    Talvez deva agradecer a tua parvoíce, já contribuiu com 4 comentários :D

    ResponderEliminar
  3. Peço imensa desculpa, esqueci-me de referir o botãozinho vermelho com um X dentro, que facilmente encontras no canto superior direito do teu ecrã (em maioria dos casos). :)

    ResponderEliminar
  4. Meu caro, fazes-me rir com essa meia página escrita de "nem me aquece nem arrefece"...
    Agora, e reflectindo um pouco sobre isso, entendo o título do teu blogue, (que de blogue não tem nada, diga-se), é que ele de facto não é um blogue, é um diário! Esta é a tua página egocêntrica, onde tudo tem haver contigo e com o teu pequeno mundo. É um lugar onde as tuas verdades e considerações são reais e inquestionáveis, e onde todas as considerações que fazes têm apenas e só haver contigo e com a tua limitada visão. É o teu pequeno mundo onde as tuas ridicularizações entretêm mas não constroem nada, não ensinam nada de novo...
    olha... e eu que pensei que isto era um blogue...
    Conselho: Queres um reflexo? Olha bem á tua volta e escreve o que vês, e talvêz aí o mundo faça uma troca... e te revele um pouco mais de ti

    Pedro Faria

    ResponderEliminar
  5. Não percebo o porquê de tanto interesse. Se realmente sou isso tudo o que dizes e se detestas assim tanto este espaço, porque é que não dás meia volta e segues em frente?!!!

    Concordo contigo em que este "blogue" só tem coisas que alimentam o ego, daí ter escolhido "Narciso", visto o Pedro ser uma pessoa bastante culta, certamente deverá conhecer o mito romano. Ou provavelmente leu nuns posts atrás, mas duvido, visto que são inúteis e desinteressantes.

    Fica sabendo que tudo o que eu escrevo aqui não é para me lamuriar, nem para dar uma de coitadinho, essa história toda dos reflexos são apenas metáforas, estou muito bem com a vida que tenho, ao contrário de ti que, como não tem mais nada que fazer, gosta de chingar os outros.

    Fazemos o seguinte, crias um blogue e assim mostras-me o que é que são temas úteis e interessantes :)

    Espero que esta "conversa" não se prolongue mais, apenas continuo a responder porque não tenho coisas úteis nem interessantes para postar! Não me estava a apetecer a bloquear IP's...

    ResponderEliminar